A atividade foi iniciada a partir das figuras da página 15, seção 1, cujo título é sobre: O Conhecimento Intuitivo dos Gêneros. O Objetivo principal foi de levar os alunos a perceber a mesma mensagem, "Trabalho", mediante diferentes gêneros textuais: imagem, fábula e poesia, as diferenças entre eles e a identificação de cada um.
Primeiro procurei averiguar qual era o conhecimento que eles tinham sobre trabalho. Logo após, apresentei cinco figuras que mostravam diferentes situações de pessoas em possível trabalho. Cada um descreveu a mensagem percebida em cada uma delas e qual era a figura que mostava o que era realmente trabalho. Várias imagens foram selecionadas. Esse fato ocorreu, mediante o conhecimento de mundo de cada um.
Em um segundo momento, apresentei dois textos: A cigarra e as formigas - A formiga Boa; A cigarra e as formigas - A formiga má. Verifiquei que facilmente ocorreu a identificação dos dois textos sendo fábula, perceberam o significado de trabalho, tanto para as cigarras, quanto para as formigas, sendo prazeroso e alegre para a formiga boa, sendo sarcástico para a formiga má. A interpretação do texto foi realizada em grupo e em um terceiro momento, apresentei o último gênero: poesia.
Com os três Gêneros em mãos, buscamos focalizar a semelhança no tema, a composição e a forma de cada gênero e suas possíveis diferenças, a intenção de cada texto e que uma idéia pode ser passada para o outro de diferentes formas.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário